Motociclistas lideram as estatísticas
Campanha do Governo de SP incentiva o comportamento responsável. Jovens são o principal público-alvo

No Estado, 34% das vítimas de trânsito são motociclistas. Os dados são do Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo que traz mensalmente informações sobre acidentes fatais de trânsito. Ocorrências envolvendo motos tiveram aumento de 6,4% em maio (166 casos).

Uma nova campanha educativa para motociclistas foi lançada pelo Governador João Doria, que também anunciou a criação do programa Respeito à Vida - São Paulo Dirigindo com Responsabilidade. "O programa Respeito à Vida vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança", destacou Doria.

Os filmes da campanha serão veiculados na TV e rádio, mas também há um forte investimento em mídia online, incluindo ações com influenciadores digitais. E as estatísticas do Infosiga SP, que agora passa a ser gerido pelo programa Respeito à Vida, reforçam a necessidade de falar com o público por meio de canais digitais.

No Estado de São Paulo, 42% das vítimas motociclistas são jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os homens são a grande maioria, representando 87,5% das fatalidades. Os acidentes estão concentrados nos finais de semana (39%) e no período noturno (52%), e a colisão contra outros veículos é o principal tipo de acidente (52,5%). Nessas colisões, o outro veículo envolvido normalmente é um automóvel (64,3%).

“Os dados do Infosiga SP também mostram que há um alto índice de ocorrências onde o motociclista se acidenta sozinho. Em 34% dos acidentes fatais, não há outro veículo envolvido”, analisa a coordenadora do programa Respeito à Vida, Silvia Lisboa. “As estatísticas reforçam a necessidade de incentivar um comportamento mais seguro, principalmente entre os jovens. Sempre enfatizamos que o perigo não está na motocicleta, mas sim em atitudes irresponsáveis dos condutores, sejam eles motociclistas ou motoristas”.

O filme da campanha "Imprudência na moto mata" pode ser acessado no canal do Governo de São Paulo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=27oPaVXal8Y

Estatísticas de maio

No mês, foram registradas 485 fatalidades causadas por acidentes de trânsito no Estado, aumento de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado (449). De janeiro a maio, a redução é de -2% (2.090 ocorrências em 2019 contra 2.132 no ano anterior).


Governo do Estado de São Paulo