Convênios
Parcerias com municípios geram mais de 8.200 projetos criados a partir das estatísticas do Infosiga SP

A segurança no trânsito é uma das prioridades do Governo de São Paulo, que promove uma série de ações por meio de convênios com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Mais de 220 cidades, entre elas Bauru e Presidente Prudente, são beneficiadas com recursos para intervenções em ruas e avenidas, incluindo melhorias na sinalização, recapeamento de asfalto e construção de acessos, além de ações de fiscalização e educação para o trânsito. Atualmente, 8.200 projetos já são viabilizados por recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP.

Os convênios com o Movimento Paulista já beneficiam 91% da população do Estado, com projetos que impactam positivamente o cotidiano de quem mora nas cidades parceiras. Bauru é um dos exemplos. Com mais de R$ 1,5 milhão em recursos, investe na realização de 378 projetos.

No primeiro trimestre deste ano, os pedestres foram a prioridade. Bauru executou obras de recape e pintura de faixas em diversos cruzamentos da cidade. De acordo com o plano de ação do convênio, está prevista a execução de 17.698,14 m² de recape e 6.591,57 m² de pintura termoplástica extrudada em trechos considerados como relevantes para proteção do pedestre.

Já Presidente Prudente investiu em temporizadores para semáforos. As principais vias da cidade foram contempladas com os dispositivos, que propiciam mais segurança nos cruzamentos para veículos e pedestres. O convênio da cidade com o Governo de São Paulo prevê R$ 1 milhão em recursos para viabilizar 42 intervenções e ações educativas.

Infosiga SP

Todos os projetos contemplados pelos convênios têm algo em comum: são baseados nas estatísticas do Infosiga SP, sistema criado e gerenciado pelo Movimento Paulista. A ferramenta fornece dados de fatalidades e mapas de calor com as localidades que concentram os acidentes de trânsito. Dessa forma, é possível ampliar a base de informações dos municípios, trazendo estatísticas que mostram com precisão o local das ocorrências, permitindo assim intervenções "cirúrgicas" e projetos mais eficazes.

Divulgado mensalmente, o Infosiga SP já é a principal referência em dados sobre acidentes de trânsito no Estado. E uma boa notícia foi divulgada neste trimestre. Fevereiro foi o mês com o menor número de fatalidades desde o início da série histórica, em 2015.

Capacitações

Outra frente de atuação do programação é a capacitação do corpo técnico dos municípios. Somente no primeiro trimestre, dois cursos a distância foram realizados. O primeiro tem como foco o transporte de crianças e foi promovidos em parceria com a ONG Criança Segura. Já a gestão da segurança viária foi tema de treinamento promovido em parceria com a Escola Pública de Trânsito e Detran.SP. Ao todo, cerca de 200 técnicos e gestores de trânsito participaram dos cursos.

O Movimento Paulista segue com o desenvolvimento de novos convênios e projetos para gerar reduções nos índices e, acima de tudo, salvar vidas no trânsito.

Governo do Estado de São Paulo